Nova técnica spammer tenta desabilitar filtros

Especialistas em segurança afirmaram que os spammers estão utilizando uma nova técnica na tentativa de desabilitar a segurança em aplicações online que utilizam assinaturas para avaliar se um email é ou não spam.

Segundo o site IT Pro, a nova tendência foi notada pela firma de segurança MessageLabs e foi chamada de “spam spikes”. Em grandes volumes, as mensagens são capazes de derrubar servidores de email de pequenas empresas, agindo como se fossem um ataque DDoS. Apenas um dos ataques presenciados levou 11 horas e transmitiu para um único servidor 10 mil mensagens, 75% de todas os emails enviados para o domínio, conforme noticiou o site PC World.

A MessageLabs também noticiou que uma leve mudança ocorreu no spam de imagem, utilizado para evitar filtros baseados na análise de texto. Agora, os spammers estão começando a inserir as imagens em servidores gratuitos, referenciando-as nas mensagens, em vez de anexá-las.

Desta forma, os spammers apresentam um grande obstáculo para os tradicionais filtros antispam, que se mostram incapazes de barrar os novos ataques.

Mesmo com uma queda de 3,4% no volume de spam na internet comparado ao mês anterior, os especialistas afirmam que novas táticas para evitar filtros e causar danos já estão sendo criadas, o que exigiria um maior investimento em tecnologias de segurança multifacetadas.

Ainda com a queda, de todos os emails enviados em maio, 72,7% foram mensagens não solicitadas, e uma em cada 118 trazia vírus. O relatório também informou que ataques phishing contabilizaram 79% de todos os emails maliciosos interceptados no mês.

http://tecnologia.terra.com.br/inter…EI4805,00.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: