Primeiros bancos devem incorporar domínio ‘b.br’ até 2º semestre

São Paulo – Demi Getschko, diretor-geral do NIC.br e um dos membros do CGI, espera aumento da segurança dos usuários de internet banking.

O domínio específico para bancos “b.br” recém-criado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para garantir mais segurança aos usuários de internet banking deverá estar em vigor entre algumas instituições brasileiras já no início do segundo semestre. A aposta é de Demi Getschko, diretor-geral do NIC.br e um dos membros do CGI.

Segundo o executivo, a iniciativa apresentada há cerca de dez dias à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e detalhada durante o CIAB 2007 já tem procura. “Em menos de 24 horas, dois representantes de bancos já se mostraram interessados”, comenta, sem mencionar as instituições envolvidas, em referência ao detalhamento da tecnologia, realizado no fim da tarde de quinta-feira (15/06) no evento.

Pela proposta do CGI, os bancos deverão utilizar a extensão “b.br” em vez de “com.br”, que identifica a instituição como integrante do segmento financeiro. Aliada a isso, por trás do domínio estará a nova versão do protocolo de segurança o DNSSEC – Domain Name System Security Extensions, em inglês. O DNSSEC permite ao usuário validar uma resposta de DNS após checar sua integridade, garantindo maior segurança à movimentação.

Segundo Getschko, ao acessar qualquer endereço na internet o usuário tem a página digitada convertida para um número, sendo necessária para a ocorrência do processo uma instituição responsável por essa conversão. “No entanto, existe a possibilidade de que um agente malicioso realize essa tradução e leve o usuário para outro endereço. Com o ‘b.br’, que tem o DNSSEC por trás, a tradução estará assinada, de forma a garantir que essa conversão esteja correta”, comenta. O órgão que ficará encarregado de fazer essa conversão de letras em números no caso “b.br”, será o próprio CGI.

Por Camila Fusco, repórter do Computerworld
Publicada em 15 de junho de 2007 às 17h41

Fonte: IDGNow!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: